Momô no Projeto "Canto Por Todo o Canto" em Abatiá, PR



No inicio de 2005 as atividades realizadas eram Coral dos alunos do PETI do Ensino Fundamental e Médio e um grupo de flautas totalizando: 170 alunos. Os participantes apresentaram um musical, A Canção da Momô, para a comunidade e demais alunos. Além das apresentações nas Conferências Municipais da Saúde e Assistência Social, Conferência dos Direitos das Crianças e Adolescentes e em datas comemorativas. 






01. Título 
Projeto Canto Por Todo Canto

02. Equipe 
Renato Navarro Martins, formado em Pedagogia, com vários cursos na área musical.
Míriam Rosemary de Oliveira Santin 

03. Parceria
Prefeitura Municipal de Abatiá
Escola Municipal Dom Bosco 
Escola Estadual Afrânio Peixoto 
Colégio Estadual Rui Barbosa 
Comunidade em Geral.

04. Objetivo(s) de Desenvolvimento do Milênio trabalhado(s) pelo projeto
– Objetivo 2 – Garantir Ensino Básico de Qualidade para todos 
– Objetivo 3 _ Promover a igualdade entre os sexos e a valorização da mulher 

05. Resumo
No referido projeto são desenvolvidas atividades de canto coral e flauta, com alunos do ensino fundamental e médio e recentemente um grupo da comunidade com participantes de diversas faixas etárias, inclusive melhor idade. São realizados ensaios semanais, o repertório musical variado, desde músicas raízes, internacionais, e outras. A participação dos alunos e da comunidade, vem, despertando novos talentos e além disso melhora muito a auto estima dos alunos, participação dos pais, e principalmente a interação entre diversos grupos e faixa etária, tanto masculino quanto feminino. 

06. Palavras-chave 
AUTO-ESTIMA, SUCESSO, PERMANÊNCIA NA ESCOLA, COMPANHEIRISMO, RITMO 

07. Introdução 
Ao observarmos que em nosso município não tínhamos atividades no âmbito cultural, tendo nas escolas um desinteresse pela permanência, a auto-estima rebaixada e a indisciplina, fez-se necessário criar meios para melhorar a integração e participação dos alunos, pois a maioria deles são filhos de trabalhadores rurais e famílias carentes. Foi implantado o Projeto Canto por Todo Canto que hoje conta com aproximadamente 250 alunos, nas oficinas de coral e flauta. 

08. Justificativa 
O projeto Canto Por Todo Canto regido pelo maestro Renato Navarro Martins, nasceu de uma iniciativa do Colégio Estadual Rui Barbosa no ano de 2002, era composto por aproximadamente 40 alunos do ensino noturno que após alguns ensaios começaram as primeiras apresentações.

Após esta iniciativa, a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura criou o Projeto Canto Por Todo o Canto, para que fosse estendido a uma clientela maior, envolvendo alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental de 1ª a 8ª Série, Ensino Médio e Comunidade em Geral PETI (Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil), com Oficinas de Coral e Flauta. 

No inicio de 2005 as atividades realizadas eram Coral dos alunos do PETI do Ensino Fundamental e Médio e um grupo de flautas totalizando: 170 alunos. Os participantes apresentaram um musical, A Canção da Momô, para a comunidade e demais alunos. Além das apresentações nas Conferências Municipais da Saúde e Assistência Social, Conferência dos Direitos das Crianças e Adolescentes e em datas comemorativas. 

Em 2006 as oficina de Coral Juvenil, Infanto Juvenil, Coral Infantil, Musicalização na Educação Infantil, Oficina de Flauta (iniciação) e Oficina de Flauta avançada, envolvendo 350 alunos da rede municipal, estadual, projetos e comunidade. 
Estes grupos participam 1 (uma) vez por semana das oficinas com duração de aproximadamente 1 hr e ½ (uma hora e meia) a 2 (duas) horas. Durante o ano são feitas apresentações nas datas comemorativas como dia das mães, dia dos pais, dia do estudante, dia do professor, seminários e finalizando com a Cantata de Natal que é realizada no mês de dezembro antecedendo o Natal, onde reúnem-se corais de mais de três municípios vizinhos, Bandeirantes, Itambaracá e Cornélio Procópio. 

09. Objetivo geral 
Diminuir o índice de evasão escolar, incentivando a permanência do aluno na escola, principalmente alunos com dificuldades de aprendizagem. 
Interação de várias faixas etárias de ambos os sexos, para composição de repertórios, possibilitando a interação, valorização das pessoas. 

010. Objetivos específicos 
Normalmente varia entre 03 e 05 o número de objetivos específicos de um projeto. 
– Tornar atraente através de metodologias variadas as aulas de músicas e as demais disciplinas para levar o aluno a ser valorizado, elevando sua auto estima. 

011. Metodologia 
– Identificação das dificuldades de permanência do aluno na escola: 
– Mobilização da comunidade escolar: 
– Parcerias: 
– Descoberta de talentos; 
– Aprimoramento do tom de voz, respeitando a particularidade de todos; 
– Valorização do talento de todos que participam do projeto; 
– Conhecimento de técnicas musicais; 
– Apresentações na comunidade e em toda a região. 

012. Monitoramento dos resultados 
Quais os indicadores utilizados para monitorar o sucesso/resultados do projeto. 
Não deixe de indicar os instrumentos de monitoração, conforme exemplo: 
Ex: Presença – indicador de monitoramento; Lista de presença – instrumento de monitoração. 

013. Cronograma 
Demonstrar como o projeto se desenvolveu temporalmente.
O referido projeto teve início em 2002 e até os dias está cada ano sendo aprimorado mais. 

014. Orçamento 
O município de Abatia, custeia as apresentações, dando o transporte, para apresentações fora do município, contrata o maestro, adquiri os instrumentos necessários para a efetivação das aulas. 

015. Resultados alcançados 
Com o projeto desenvolvido com as crianças, adolescentes e jovens vem refletir diretamente no rendimento acadêmico. O trabalho desenvolvido com o grupo de adultos, a interação de ambos os sexos, valorização pessoal, além de abrilhantar as apresentações. 

016. Considerações finais
Como este projeto já está em funcionamento há 8 anos, tivemos e estamos tendo experiências novas, com a participação de novos membros sempre.Associado a Educação e a Valores que podemos despertar nos alunos e a integração de várias faixas etárias para trocas de experiências,é valioso.

Fonte: http://www.fiepr.org.br/nospodemosparana/uploadAddress/mostra_parte1[24257].pdf

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